domingo, 4 de setembro de 2011

Um invasor, uma sopa e uma salada

Quinta-feira cheguei em casa a noite, abri a porta tranqüilamente, passei pela sala, pelo hallzinho entre a escada e o banheiro e fui para a cozinha. Estava concentrada buscando alguma coisa para saciar minha fome pós trabalho quando percebo que não estou sozinha.

Atrás de mim um vulto fazia uma sombra intermitente contra a luminária na frente da escada. Era um ladrão, era um alien, era fruto da minha imaginação?
Num pulo voltei-me para o invasor. Ele era preto, gigante e voava com maestria no pequeno espaço entre o armário e paredes. Me pareceu algo similar a um pterodáctilo, um pouco menor.
Tratava-se de um morcego, sobrevoando meus livros de receita.
Sem nem tentar buscar algum resquício de bravura dentro de mim corri para o quintal e fechei a porta. Ficando cada um em seu devido lugar, eu fora e o bicho dentro de casa.
Felizmente estava com o celular em mãos e chamei por ajuda. “Moooooco, tem um morcego dentro de casa!”! E do outro lado, cochichando. “Elisa, eu estou em reunião!” (tipo: controle-se, mulher!) “Tem certeza que não é uma mariposa?” Elas entram com freqüência dentro de casa, por isso cheguei a me questionar por um instante. Abri a porta da cozinha para dar mais uma bisbilhotada. E conferi que ele tinha mais de 10 centímetros, ou seja, seja lá o que fosse, era perigoso.
Depois de convencê-lo que o bicho poderia me matar (nessa hora imaginei ele emaranhando meu cabelo ou mesmo sugando meu sangue) ele prometeu sair logo, mas que, com o transito de São Paulo, provavelmente demoraria para chegar. O problema é que estava um tanto quanto frio...E meu casaco tinha ficado na sala, o que significava que teria que passar pelo morcego para pegá-lo. No way. Fiquei lá no frio, eu e meu i-perebas, esperando pelo nosso salvador. Esperando, com frio e fome.
Resumindo a história, o Rafa chegou, procurou pelo bicho, o bicho desapareceu, depois apareceu de novo (até aí ele achava que era uma mariposa), correria pela casa, o bicho vôo para nosso quarto (que dúvida), o Rafa foi atrás dele com um guarda-chuva, o bicho se pendurou de ponta cabeça no lustre do banheiro, o Rafa descobriu que de fato era um morcego, montamos um plano bélico, deu errado, o bicho saiu voando pela casa toda, eu gritando, o Rafa atrás com o guarda-chuva, o bicho fugiu pela porta do quintal (a mesma que eu estava me escondendo), mais gritos, fecha o guarda-chuva, fim, fome.
Estávamos sem condições de cozinhar, pedimos um brodo em uma cantina perto de casa, nos acolhemos embaixo da coberta e assistimos a um filminho.
Sábado, já recuperada do trauma, me lembrei do longo período de espera no banquinho do quintal e de como eu queria uma comida quentinha. Em posse do meu livro Thai, aquele que tinha sido testemunha das artimanhas do bicho alado, fui à busca da minha sopinha que tanto desejei naquela quinta-feira.
Acabei fazendo uma versão adaptada de uma sopa com camarões. E no dia seguinte, com os camarões que sobraram fizemos uma salada!
Sopa de Camarão(inspirada na receita de Tom Yum Soup with Fish do livro Cooking School Thai)
Serve 4 pessoas




Ingredientes

1,2 litro de caldo de peixe, 3 saches de chá de cidreira (pode também usar cidreira natural se tiver)
3 colheres de sopa de coentro (eu acabei usando menos, pois não sou muito fã da ervinha)

½ pimenta vermelha, sem sementes picada
1 colher de sopa de molho de ostra

1 colher de chá de açúcar

400 gramas de camarão limpo

20 (aprox) tomates cereja

Suco de dois limões

2 colheres de folha de manjericão
300 gramas de macarrao cabelo de anjo de arroz (Bifum)
Algumas gotas de óleo de gergelim

Etapa 1. Coloque o caldo de peixe em uma panela, junto com a cidreira, coentro, pimenta, molho de ostra e açúcar. Deixe ferver e reduza o fogo, deixando por mais 10 minutos.

Etapa 2. Acrescente o camarão, deixe por 10 minutos. Acrescente os tomates e o suco de limão e a massa. Cheque o tempero, acrescentando mais molho de ostra e açúcar.


Etapa 3. Tire os saches ou talos de cidreira, coloque as folhas de manjericão e sirva.


Salada de folhas e camarão


Ingredientes

Alface

Tomate cereja
CenouraBaby milhoCamarão limpoLimão siciliano, azeite, sal, pimentaAlho picado
Pão sueco
(tudo a seu gosto :))


Etapa 1. Coloque um fio de azeite na panela, frite o alho e coloque o camarão para cozinhar.
Etapa 2. Em outra panela coloque manteiga e cozinhe os baby milhos.
Etapa 3. Junte tudo em um bowl grande, tempere com limão, azeite, pimenta e sal. Quebre algumas torradinhas por cima.


2 comentários: